Escudo do Leste
Ilumina meu caminho
Para que eu possa voar com a águia
Para a casa da primeira luz do avô Sol.
O velho xamã Tres Dedos Amarelos chegou quebrando o silencio da minha manhã com suas palavras, e sentou-se a minha frente, tirando cuidadosamente sua bandana vermelha da testa. Olhou no fundo dos meus olhos. Um sorriso franco, quase imperceptivel, cruzou num relance seu rosto vincado pelas intemperies. Ele conseguiu tocar a minha mente. Suas palavras cairam como lanças de oração no terreno fertil de minha memoria.
- Vim lhe dar a lição sobre seu Escudo do Leste - disse ele.
Vi-o mergulhar os tres primeiros dedos da mão esquerda numa tigela de polen de Milho sagrado e passa-los suavemente de um lado a outro da testa, criando tres linhas amarelas. De Oeste para Leste elas atravessaram os penhascos rochosos de sua testa estriada e curtida pelos anos. Obervei em silencio, sabendo que cada movimento era um passo da dança do Escudo do Leste.
- O Escudo do Leste é aquele centro de iluminação onde habita a Águia. è nesse local que voce encontrara a Porta Dourada que conduz a todos os outros niveis de percepção e compreensão. O Leste é onde o Avô Sol nos sauda a cada manhã. Existem tres caminhos que levam a sabedoria do Escudo do Leste - disse ele. - Aqui em Tsankawi, onde cresceram meus antepassados, voce encontrara os simbolos desses tres caminhos. Acompanhe-me numa Caminhada de Cura, e partilharemos tudo o que existe de bom e de luminoso neste dia de folhas que caem.
Enquanto caminhavamos, deparei-me com uma lasca de uma antiga ceramica,e Tres Dedos Amarelos me mandou oferecer tabaco e lave-la comigo. Continuamos a caminhar ao redor de um pequeno penhasco, e ele me recomendou que prestasse atenção aos locais por onde andava. Parei, e olhei paar baixo. Bem a minha frente, aos meus pés, uma cobra protegia os seus ovinhos. Ofereci-lhe tabaco e desviei. Continuei a camihar, descendo pela parte de tras de um rochedo, e dei de cara com uma moedinha de cobre esperando por mim, deitada sobre um monte de terra vermelha. Apanhei-a, e lhe ofereci tabaco. Tres Dedos Amarelos acenou que "sim" e em seguida apontou para um grande pedregulho ao pe da colina.
Nós nos sentamos e ficamos em silencio por algum tempo, ate que ele começou a falar: "Os tres Caminhos podem ser encontrados nestes simbolos. A lasca do pote que voce encontrou simboliza a criatividade do artista. O primeiro Caminho é utilizar qualquer talento ou criatividade que voce possua em seu interior. Seguindo simplesmente esse Caminho, podera atingir a Iluminação."
"O segundo caminho nos é indicado por nossa irmã, a Cobra. Ela costuma livrar-se da sua pele, e nós encaramos isto como uma forma de livrar-se de velhos habitos. O verdadeiro Xamã da Cobra transmuta os seus proprios venenos, visando a mudança e a Cura. O segundo caminho para a Iluminação é o da Cura, da transformação dos proprios venenos."
Tres Dedos Amarelos fez uma pausa, mas logo continuou: "O terceiro Caminho para a Iluminação funciona da mesma maneira que o simbolo do dinheiro para o homem branco. Trilhando este Caminho, aprende-se a usar e a trocar cada energia adequadamente. A troca de energia pode tomar a forma de uma barganha, um acordo comercial ou , ainda, um pagamento. Pode dar-se atraves de uma doação, um emprestimo, ou de pura ganancia. A troca é realizada por aquele que dá e por aquele que recebe. Neste sentido, dinheiro e energia representam a mesma coisa. As pessoas costumam ter medo de perder dinheiro ou de perder algumas formas de energia, como a da saude. Elas tem medo de que estas energias lhe sejam usurpadas , e tambem tem medo de lutar contra a propria ganancia. O terceiro Caminho da Iluminação é bastante delicado. O uso adequado da troca de energia fara as pessoas compreenderem que existem tanto formas materiais quanto formas mais sutis, suprafisicas, de energia. A lição do Terceiro Caminho é a seguinte: a verdadeiro energia da troca é saber partilhar a sua propria energia com os outros."
Foi isto que aprendi naquele dia, e é isto que tenho para partilhar hoje com voce.
Para me aprofundar na lição de Tres Dedos Amarelos, eu precisaria explicar melhor o significado das tres linhas de tinta amarela em sua testa. Muitas vezes os Guias do Povo Nativo lhe mostravam em sonhos como pintar os seus rostos para representar a sua Magia pessoal. Uma linha amarela usada acima dos olhos simbolizava um Vidente, ou seja, alguem capaz de ver alem da ilusão fisica. A cor amarela representa a cor do Leste na Roda de Cura, e , na maioria destas Rodas, tambem simboliza o lar dos Videntes.A maioria das tadições , no entanto , faz uso do Amarelo no Leste, por ser a cor do Avô Sol, quando o saudamos pela manhã.
Na tradição Seneca o Leste tambem sinboliza a casa da Porta Dourada. Esta porta conduz a todos os outros niveis de imaginação e percepção. Passar atraves da Porta Dourada significa conseguir enxergar alem do mundano e chegar a toca ro Pai Céu. Ao se realizar uma Jornada atraves da Porta Dourada, pode-se montar nas costas da Águia e voar ate a liberdade do Verdadeiro Conhecimento. Do outro lado da Porta Dourada nao existe limitação, nao existe hesitação e nao existe medo. Não há como sentir medo em presença do amor dourado do Avô Sol. A verdade sempre caminha ao nosso lado,quando conseguimos desafiar as nossas limitações, e atravesar qualquer conjunto de pensamentos negativos ate alcançar a expansividade dos grandes ideais, permitindo-nos enxergar a Luz Dourada da Compreensão.
O Leste tambem contem a energia do lado masculno de nossa natureza, que tem a capacidade de avançar sobre as areas ainda nao estratificadas da vida em busca de novos ideais. A beleza de nossa natureza humana reside na coragem de reconhecer nossas limitações, de saber recuar e esperar que outros passem a frente. A nota principal do Escudo do Leste é a independencia. Esta qualidade nos permite assimilar as ideias que conduzem a iluminação.É pelo Leste que desafiamos o mundo, aprendemos nossas maiores lições e conseguimos progredir no caminho da vida.
Dentro da Roda da Cura o Escudo do Leste é a casa Tradicional onde reside a Águia. Por isso, todos os tres caminhos para a iluminação do Escudo do Leste,sao agraciados pela Magia e proteção da àguia. A Águia é o simbolo da superação de todas as formas de ignorancia e intolerancia. A Águia é a guardiã do Centro das ideias elevadas. Ela vive nas proximidades do Avô Sol e banha-se no amor da Luz Dourada. Comprender o Escudo do Leste significa convidar a Águia a penetrar em nosso coração. Um coração que ja assimilou as lições do Escudo do Leste torna-se livre para voar ate as grandes alturas, acima da Montanha Sagrada, para enxergar do alto toda a Criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário